Se o mundo precisou mudar, por que a estratégia no seu PDV continua a mesma?

10/02/2022

Como a tecnologia de digital signage da Panasonic Business pode ser uma aliada às medidas de segurança e higiene no seu ponto de venda.

Se o mundo precisou mudar, por que a estratégia no seu PDV continua a mesma

Máscara. Álcool em gel. Lista na mão. Uma última checada antes de sair de casa. Agora sim, você está preparado para fazer as suas compras. O que antes parecia distopia de filme de Hollywood, hoje não é mais. Este é o check-in básico de diversos brasileiros e já faz parte do cotidiano. Se o dia a dia das pessoas mudou, para as lojas e pontos de venda o cenário não foi muito diferente. Restrição de horários, redução de pessoas, medição de temperatura e muito álcool em gel; as mudanças são notadas em diversos comércios do nosso território.

Para sobreviver, as empresas devem se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor. Agora um fato importante: não importa o seu ramo de negócio – de lojas de departamentos a butiques – uma das maneiras mais fáceis e não invasivas de fornecer aos clientes políticas atualizadas, horários especiais, informações gerais do estabelecimento e protocolos de ocupação é por meio de soluções de sinalização digitalestrategicamente posicionadas, uma ferramenta que pode ser facilmente atualizada e automatizada.

A solução de digital signage da Panasonic Business, suportada por tecnologias aprimoradas, pode permitir que as empresas continuem engajando e informando os clientes enquanto mantêm as distâncias e restrições. Siga o fio que você não vai se arrepender.

Automatize o processo de informação visual

É preciso ter em mente que esta crise não mudou somente nossos hábitos de higiene, mas também os de consumo. Com as lojas fechadas, em um primeiro momento, houve um boom de vendas via internet. O tempo passou, o comércio reabriu – com as restrições e seguindo as orientações dos órgãos de saúde competentes – e o público voltou. De repente, o imprevisível quebrou paradigmas e exigiu que o comportamento dos lojistas nos pontos de vendas fosse drasticamente transformado. Loja perfeita, hoje, é loja segura.

Neste aspecto, as soluções digitais da Panasonic Business podem te ajudar a ter uma comunicação mais efetiva, direta e segura nos pontos de venda, servindo como instrumento essencial nesta jornada de compra remodelada no cenário atual.

Um dos primeiros pontos a se notar mudança será o aumento de medidas de prevenção dentro das lojas para diminuir os riscos, pois os estabelecimentos precisam respeitar as orientações dos órgãos de saúde do governo para um consumo resguardado dentro do comércio. Enquanto antes da pandemia, o cliente procurava uma loja porque se identificava com atributos como sortimento e ofertas, hoje, a fórmula ganha diversos outros fatores, como o custo-benefício – por conta da crise econômica – e a segurança do ambiente para compras.

E qual seria a melhor ferramenta para passar a informação correta neste momento? Acertou quem disse comunicação via digital signage. Os banners digitais dentro das lojas podem fornecer informações diretas sobre as diretrizes de saúde e dicas de segurança mais recentes para clientes e funcionários. Com vídeos e comunicação visual assertiva, você consegue informar os clientes sobre o uso correto de máscara, onde encontrar álcool em gel e todas as medidas que estão sendo tomadas para que eles tenham uma excelente experiência de compra, convidando-o a conhecer o local sem preocupações.

Ademais, nesta nova era de saudabilidade, ter uma comunicação que explique os benefícios de aderir a hábitos saudáveis pode ser um estímulo eficiente para captar o seu consumidor.

Vale lembrar que as diretrizes de saúde mudam com frequência, o que ressalta a importância do digital signage para fornecer conhecimento preciso e oportuno para manter as pessoas seguras. Ao oferecer informações como por quanto tempo devemos lavar as mãos, como medir o distanciamento social entre pessoas e como usar uma máscara adequadamente, a sinalização digital pode ajudar a criar ambientes mais seguros e, por sua vez, melhores experiências para o cliente. Um banner digital na vitrine da sua loja informando que o seu estabelecimento segue as diretrizes de saúde, pode fazer a diferença na decisão de potencial cliente querer entrar na sua loja ou não. Comunicar-se de maneira clara sobre políticas e procedimentos – sobretudo, desde a exigência de máscaras e higienização até a limitação de ocupação e contato próximo – mostra que a empresa se preocupa com a saúde e a segurança do público. Isso, por sua vez, constrói sua reputação como membros responsáveis da comunidade.

Menos tempo em loja; e quanto menos contato, melhor

Outro comportamento notado é que o consumidor tem frequentado por menos tempo os estabelecimentos comerciais, com redução drástica do tempo dentro de loja. Pesquisas recentes apontam que, antes da pandemia, as pessoas costumavam ficar por volta de 90 minutos em um Shopping. Esse tempo caiu para apenas 30 minutos com a chegada da crise e o que isso significa na prática?

Diante disso, será possível ver um aumento de compras por destino – produtos que as pessoas sabem que vão encontrar na loja e saem de casa exatamente por esta razão; porém, com menos tempo no local de compra, haverá uma redução de compras por impulso – que são produtos os quais você não pensa em levar ao entrar no estabelecimento, mas que o merchandising e a exposição são trabalhados de modo à que estes produtos também façam parte de suas compras. Por medo dos atuais riscos, as pessoas acionam alguns gatilhos mentais e muitos clientes querem sair da loja o quanto antes. Como o digital signage pode te ajudar nesta conjuntura?

Os banners digitais podem funcionar como um parceiro perfeito para melhorar o fluxo de clientes, através de orientações sobre regras do estabelecimento durante a quarentena e organização de filas dentro da loja. Também é possível diminuir o contato com menus e cardápios físicos colocando QR CODES nas telas para os clientes acessaram todo o catálogo de produtos de maneira mais segura, sem contato entre pessoas e com a comodidade de verificar tudo no seu smartphone.

Os totens de autoatendimento da Panasonic Business também podem ser uma solução para as lojas nesse novo cenário. Além de evitar o contato com os atendentes e caixas, os clientes podem ter a facilidade de poder pagar sem fila, com distanciamento e com toda a higiene e segurança. Além do mais, é possível colocar telas próximas aos quiosques de autoatendimento com vinhetas informando e divulgando aqueles produtos que podem servir de última hora, aumentando as compras por impulso com segurança e captando a atenção no momento certo. Os banners digitais utilizados de maneira estratégica em conjunto com os totens de autoatendimento podem trazer novamente a sensação de segurança aos consumidores, que tendem a voltar a realizar a sua jornada de compra com mais tempo e calma.

Se o mundo precisou mudar, por que a estratégia no seu PDV continua a mesma

O desafio é grande, mas a Panasonic Business está ao seu lado

Marcas e varejistas estão enfrentando um desafio sem precedentes. É um ato de equilíbrio – precisamos reiniciar a economia e, ao mesmo tempo, proteger funcionários e consumidores dos riscos. Todos desejamos voltar a um contexto de normalidade, mas isso só pode ser alcançado com um compromisso compartilhado com a segurança. Nós, da Panasonic Business, acreditamos que sistemas como o nosso podem dar uma contribuição significativa para a propagação de medidas sanitárias e para uma experiência incrível para consumidores e funcionários, ao mesmo tempo que oferecemos produtos e plataformas inovadoras a varejistas e grandes marcas. Conte com a gente neste momento, estamos juntos para superar e aprender.

Créditos:

Texto escrito por Valter Ribeiro, formado em jornalismo em 2010 pela Mackenzie.

Clientes