Comunicação interna: promova a sua empresa com a TV Corporativa da DFS
19/09/2023
Comunicação interna é um conjunto de estratégias, processos e ferramentas que uma organização utiliza para facilitar a troca de informações, ideias e mensagens entre os membros de sua equipe, funcionários e departamentos.
Ela desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho saudável, seja para disseminar valores, compartilhar metas e objetivos, seja para engajar os colaboradores e garantir que todos estejam alinhados com a cultura organizacional.
Para isso, são utilizados diversos canais, tais como reuniões, e-mails, intranet, murais, boletins informativos, redes sociais corporativas e, claro, a TV Corporativa.
O que é uma TV Corporativa?
A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação interna utilizada por empresas para transmitir informações, mensagens, conteúdo multimídia e notícias relevantes. Ela se assemelha a uma televisão, dedicada ao uso interno em áreas comuns, escritórios, salas de espera e outros locais acessíveis aos colaboradores.
É uma forma eficaz de melhorar a comunicação interna em uma organização, uma vez que oferecem uma variedade de recursos, como a transmissão de vídeos informativos, atualizações de notícias, anúncios da empresa, mensagens da alta administração, comunicados importantes, reconhecimento de funcionários e muito mais.
Leia também: TV Corporativa e a transformação digital nas empresas
Por que a TV Corporativa é crucial para a comunicação interna?
Reforça a cultura organizacional
A TV Corporativa desempenha um papel fundamental na promoção da cultura empresarial, seus valores fundamentais e a missão que orienta a empresa.
Essa abordagem contribui significativamente para cultivar um ambiente em que os colaboradores se sintam conectados à organização, compartilhando um senso de pertencimento e identificação genuína com os valores e objetivos da empresa.
Ela possibilita, ainda, destacar as práticas e conquistas que incorporam a cultura da empresa, reforçando a sua importância para toda a equipe. Isso, por sua vez, aumenta a coesão interna, promove uma mentalidade unificada e fortalece o compromisso dos funcionários com os princípios que norteiam a organização.
Amplo alcance do público
É destinada a locais estratégicos, de grande circulação, tais como áreas de convivência, refeitórios, corredores e salas de espera, garantindo uma cobertura significativa de funcionários.
Isso assegura que as mensagens atinjam uma vasta audiência, abrangendo colaboradores de diferentes departamentos e níveis hierárquicos, o que é fundamental para que as informações alcancem todos os cantos da organização de forma eficaz.
Engaja os funcionários
A TV Corporativa desempenha um papel fundamental no engajamento dos colaboradores por meio de várias formas de comunicação, incluindo celebrações e reconhecimento. Aqui estão algumas maneiras:
- Celebração de conquistas: pode ser usada para destacar e celebrar marcos importantes da empresa, como aniversários de funcionários, conquistas de metas e reconhecimento de realizações notáveis, o que gera um senso de pertencimento e orgulho.
- Valores e cultura: através da TV Corporativa, é possível comunicar os valores essenciais e a cultura da empresa. Mostrar como os funcionários contribuem para esses valores e destacar histórias de sucesso para inspirar outros a fazerem o mesmo.
- Notícias e novidades: atualizações como o crescimento da empresa, novos clientes ou prêmios conquistados, são ações estratégicas para elevar o sentimento de pertencimento dos funcionários. Essas notícias não apenas informam, mas também transmitem confiança e entusiasmo.
- Eventos e atividades sociais: além de manter os colaboradores atualizados sobre datas importantes, como comemorações de aniversário da empresa, festas de fim de ano, happy hours e eventos de integração, a TV Corporativa pode ser usada para divulgar detalhes, como datas, horários e locais, bem como compartilhar fotos e vídeos, reforçando o senso de comunidade e pertencimento ao grupo.
Leia também: Benefícios da TV Corporativa na redução de custos com comunicação interna
Customização de conteúdo
As TVs Corporativas permitem também a customização do conteúdo de acordo com os interesses e requisitos específicos de diferentes departamentos ou grupos de colaboradores. Assim, assegura que as informações transmitidas sejam altamente pertinentes e direcionadas ao público-alvo desejado.
Essa característica permite a promoção de uma comunicação interna mais eficaz e envolvente, garantindo que as informações sejam recebidas de maneira mais receptiva e impactante.
Menos e-mails e comunicados impressos
A eficácia da TV Corporativa em transmitir informações de forma visual e acessível tem um impacto direto na redução da sobrecarga de e-mails e na necessidade de comunicações impressas.
Esse benefício se traduz em economia substancial de tempo e recursos para a empresa. Com ela, as informações podem ser entregues de maneira mais eficaz e direcionada, eliminando a necessidade de inundar as caixas de e-mail dos colaboradores com atualizações e comunicados.
Além disso, ao reduzir a impressão de documentos, a empresa economiza em custos de papel, tinta e manutenção de impressoras, ao mesmo tempo em que contribui para práticas mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis.
Esse aspecto é particularmente relevante em um contexto em que a sustentabilidade é uma preocupação crescente para muitas organizações.
Economia a longo prazo
Além disso, ao considerar o uso da TV Corporativa, é importante ressaltar que, embora haja um investimento inicial na implementação da tecnologia, os benefícios de longo prazo podem resultar em economias substanciais para a empresa.
Mais uma vez, isso se deve principalmente à redução de despesas associadas à impressão de materiais de comunicação, distribuição de comunicados em papel e realização de treinamentos presenciais.
TV Corporativa é na DFS!
Há mais de 15 anos de história, a DFS é reconhecida por oferecer as melhores soluções em TVs Corporativas, entre outros serviços de Digital Signage. Com isso, ajudamos empresas de diferentes segmentos a promover eficácia e melhoria contínua em comunicação interna.
Fale com nossos especialistas ainda hoje e solicite um orçamento personalizado para obter todos os benefícios já supracitados e, claro, com diferenciais únicos que temos preparado para você!