Como engajar colaboradores através da comunicação digital

17/11/2022

Um dos maiores desafios das empresas é conseguir engajar colaboradores de modo que eles se mantenham focados nos objetivos do negócio.

Portanto, é importante que todos estejam cientes dos progressos e desafios da empresa, e é dever da empresa potencializar os esforços estimulando a coletividade com maior assertividade.

Um dos melhores e mais efetivos meios de fazer isso acontecer, é implementando a comunicação digital, como as TVs Corporativas, por exemplo.

Neste artigo, a DFS vai abordar como é possível gerar engajamento entre os colaboradores com a comunicação interna através da sinalização digital e como isso pode ser benéfico para uma organização. Confira!

O que é o engajamento de colaboradores?

A relação entre os objetivos da organização e o bem-estar de seus colaboradores é um dos assuntos mais abordados na atualidade.

Engajar colaboradores envolve a valorização do capital humano, a melhora do clima organizacional e a busca por melhores resultados para as empresas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford em colaboração com algumas multinacionais britânicas apontou que 13% dos funcionários são mais produtivos e executam melhor suas tarefas do dia a dia quando estão felizes. Daí a importância de engajar colaboradores.

É importante frisar que engajar é diferente de motivar. O engajamento está relacionado ao envolvimento do colaborador com a empresa, expressando satisfação, identificação e comprometimento. 

Já a motivação é mais pontual, podendo acontecer por meio de um bônus, uma mudança de função, um novo projeto, alguma novidade no cenário profissional, entre outros. 

Leia também: 7 motivos para digitalizar o seu PDV.

Digital signage: estratégia de engajamento

O engajamento no ambiente de trabalho é fundamental para indicar o nível de tempo e esforço dos colaboradores, cumprindo objetivos com foco e empenho para que a empresa obtenha sucesso.

Não é uma tarefa fácil atrair a atenção dos colaboradores, porém há meios de fazer com que eles se interessem pelas ações corporativas através da criatividade.

Uma maneira bastante interessante, é a implementação do digital signage nas empresas por meio da TV Corporativa. E é justamente por ser extremamente interativo que este é o melhor recurso para atrair seus colaboradores.

Mas o que abordar?

Conteúdos essenciais

São abordados conteúdos que dever manter o colaborador atualizado sobre os acontecimentos mais importantes da empresa, como:

– Comunicados que todos precisam estar a par;
– Dados de gestão;
– Comunicação administrativa;
– Metas a curto e longo prazo especificadas por setor;
– Métricas e indicadores da empresa e dos setores;
– Vídeos de treinamentos corporativos;
– Informativos do RH e da administração;
– Notícias internas;
– Calendários e avisos de eventos internos.

Conteúdos informativos

São propagados conteúdos de utilidade pública e informação nichada, a fim de ampliar o conhecimento sobre o segmento da empresa com o objetivo de alinhar a equipe:

– Notícias sobre economia, tecnologia, tudo que seja referente ao setor do negócio;
– Vídeos institucionais;
– Mensagens gravadas ou ao vivo do presidente da empresa;
– Missão, visão e valores;
– Ações promovidas ou apoiadas pela empresa;
Releases de eventos, palestras, workshops;
– Campanhas de branding;
– Notícias da empresa que saíram na mídia;
– Apresentação de novos clientes.

Conteúdos referentes à cultura organizacional

São conteúdos referentes à valorização de cada colaborador e à criação de um bom clima organizacional:

– Promover senso de pertencimento;
– Aniversariantes do dia ou mês;
– Apresentação de novos colaboradores;
– Colaboradores que foram destaque devido a um bom desempenho;
– Gameficação;
– Mensagens motivacionais;
– Conteúdos da rede interna ou das mídias sociais da empresa;
– Fotos de eventos que a empresa promoveu ou das férias dos colaboradores;
– Mensagens de boas-vindas para os visitantes;
– Cardápio do refeitório.

Conteúdos educativos

Todo e qualquer conteúdo que agregue valor ao trabalho do colaborador, priorizando seu bem-estar, boas práticas e segurança:

– Mensagens motivacionais com viés de entretenimento ou integração;
– Conteúdos produzidos ou sugeridos pelos próprios colaboradores;
– Dicas de boa convivência e valores a serem seguidos, de bem-estar no trabalho, exercícios laborais, de como manter a concentração, etc.;
– Dicas de segurança no trabalho e notificação de acidentes, quando cabível;
– Sustentabilidade no dia a dia;
– Curiosidades.

Essas são apenas algumas maneiras com as quais você pode engajar colaboradores na sua empresa através da utilização da sinalização digital.

Quer saber mais sobre este tão eficiente recurso para implementá-lo na sua organização? Então fique atento ao blog da DFS e em nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.