Key Visual: guia completo sobre comunicação visual
02/07/2024
A comunicação visual é essencial para uma marca conseguir ser lembrada pelos consumidores. E, entre as várias estratégias dessa comunicação, o Key Visual é uma das mais importantes. Mas o que é o Key Visual? Qual a sua utilidade? Por que é estratégico? Para responder todas essas questões, continue a leitura deste artigo.
O que é Key Visual?
Key Visual, ou KV, é uma expressão em inglês que significa peça chave. Ela indica a peça central de uma campanha ou de uma identidade visual. Isso quer dizer que no KV é possível ver todas as referências visuais que vão ser usadas em uma campanha, ou mesmo, que farão parte de uma identidade visual.
Ou seja, no KV é possível ver o conceito pensado para aquele material, bem como todos os seus elementos gráficos. Entre eles, as cores, a tipografia, os ícones e o que mais for relevante visualmente.
Por que o Key Visual é estratégico?
O Key Visual é importante pois facilita e organiza o processo de criação de uma campanha: em uma única peça é possível ver todos os itens que foram pensados para aquela identidade visual. É como mostrar um mapa com todas as indicações necessárias para chegar a um destino.
No caso de uma campanha de marketing, de maneira geral, o KV é um pôster, que é o responsável por contar qual a história daquela ação. Vale lembrar que o design não trabalha sozinho na formulação de um Key Visual. Além do profissional responsável pelos aspectos visuais, também é importante a participação de um redator que vai colaborar com as informações textuais da campanha.
Key Visual X Identidade visual
O KV é uma peça muito usada no universo da publicidade para guiar a criação e concepção de uma campanha. Entretanto, ele também faz parte de outras aplicações dentro do campo do design. Por exemplo, na concepção de uma identidade visual. Mas atenção, KV e identidade visual não são sinônimos e você vai entender essa diferença e a relação de cada uma dessas etapas de criação no próximo parágrafo.
A identidade visual é entendida como o conjunto de elementos que vão ser usados para construir visualmente e esteticamente uma marca. O KV é o modo de mostrar como esse conjunto de elementos vai ser usado. Nesse sentido, formular a identidade visual é uma etapa anterior à organização de um KV, sendo este uma espécie de manual de instruções dos usos da identidade visual.
Como construir um Key Visual impactante?
Agora que você já entendeu o conceito e a utilidade de um KV e as suas diferenças em relação à identidade visual, chegou o momento de saber mais sobre a elaboração dessa peça chave.
-
Defina o seu estilo
Para criar um Key Visual realmente impactante é muito importante definir um estilo de aparência visual. Você pode escolher usar fotografias ou ilustrações, por exemplo. No caso de fotos, uma boa dica é investir em fotos reais, que passem a emoção que a sua campanha quer despertar nas pessoas que serão impactadas por ela.
Já as ilustrações são ótimas opções para um Key Visual despojado. Você pode abusar das cores da sua paleta definida na sua identidade visual. Evite combinar ilustrações e fotografias para não deixar o seu KV muito poluído e cansativo visualmente.
-
Teste composições
Lembra da ideia de que o Key Visual é um mapa? Pois invista nela e teste as composições dos elementos dentro do layout. Isso vai permitir que você perceba diferentes jeitos de ler o seu KV/ mapa e vai garantir que os elementos serão organizados da maneira mais clara possível.
-
Faça um moodboard e colecione inspirações
Um Key Visual consistente reflete um profundo conhecimento sobre a marca e sobre o mercado no qual ela está inserida. Além disso, um bom KV também reflete as referências do design sobre todo esse cenário somadas as referências que esse profissional acumula durante o tempo.
Por isso, uma boa dica é construir um quadro de inspirações ou um moodboard para concentrar tudo aquilo que você acredita estar relacionado à sua marca. Assim, na hora de organizar o Key Visual vai ser possível encontrar várias ideias interessantes para realizar esse trabalho.
Agora que você já aprendeu tudo sobre o processo de criação de um Key Visual impactante, conheça mais sobre o universo da comunicação visual no nosso blog.